Os lançamentos da Citroën, DFM e Fiat prometem movimentar o mercado brasileiro em 2026.
As três marcas apostam em propostas bastante diferentes, mas com um objetivo em comum: ampliar participação em segmentos que seguem em crescimento no país.
De um lado, a Citroën investe na eletrificação leve de seus SUVs. Do outro, a chinesa DFM prepara sua estreia no Brasil com dois modelos elétricos. Já a Fiat trabalha em um projeto que pode se tornar um dos mais importantes da marca nos últimos anos.
Citroën aposta em eletrificação leve para Basalt e Aircross
A Citroën seguirá os passos de outras marcas do grupo Stellantis e passará a oferecer tecnologia híbrida leve de 12 volts em parte de sua linha.
Os modelos escolhidos para receber a novidade serão as versões mais caras do Basalt e do Aircross. A proposta do sistema é auxiliar o funcionamento do motor a combustão, proporcionando partidas mais suaves e uma pequena melhora na eficiência energética.
Embora a eletrificação seja discreta, ela representa mais um passo da fabricante em direção a tecnologias de menor consumo.
Motor T200 será a base da nova configuração
O conjunto híbrido leve será combinado ao conhecido motor T200.
Trata-se de um propulsor 1.0 turbo de três cilindros em linha que entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Além disso, os modelos continuarão utilizando transmissão automática do tipo CVT, configuração já conhecida pelos consumidores da marca.
DFM estreia no Brasil com dois carros elétricos
A chinesa Dongfeng também prepara sua chegada ao mercado nacional. A fabricante escolheu dois veículos elétricos para iniciar suas operações no Brasil.
O primeiro deles será o Box, um hatch compacto que na China é comercializado como Nammi 01.
A estratégia mostra o interesse da marca em disputar espaço em um segmento que vem recebendo cada vez mais concorrentes.
SUV Vigo completa a primeira fase da operação
Além do hatch elétrico, a DFM também lançará um SUV compacto chamado Vigo.
No mercado chinês, o modelo é conhecido como Nammi 06, mas deve receber uma nova identidade para sua atuação no Brasil.
Com isso, a fabricante estreia apostando exclusivamente em veículos elétricos, acompanhando uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos.
Novo Fiat Argo será uma das principais apostas do ano
A Fiat prepara um lançamento de peso para 2026. O ano será especial para a fabricante, que celebra os 50 anos da fábrica de Betim e também cinco décadas de atuação no mercado brasileiro.
Para marcar a data, a marca trabalha no lançamento do novo Argo.
A expectativa é alta porque o modelo será baseado no Grande Panda, projeto que vem recebendo atenção especial da fabricante.
Hatch quer disputar a liderança do mercado
O objetivo da Fiat é claro: transformar o novo Argo em um dos carros mais relevantes do país.
A aposta da marca é tão grande que o modelo surge com a missão de disputar diretamente o posto de automóvel mais vendido do mercado brasileiro.
Por isso, o hatch chega cercado de expectativa e deverá ser um dos lançamentos mais observados pelos consumidores em 2026.
Os lançamentos da Citroën, DFM e Fiat mostram como o mercado brasileiro continuará recebendo novidades em diferentes segmentos. Enquanto a Citroën investe na eletrificação leve, a DFM estreia com modelos elétricos e a Fiat prepara o novo Argo para celebrar um momento histórico da marca no Brasil.